10°Xtreme Metal Fest : 10 de dezembro - Carioca Club


Polêmicas a parte, o Dark Funeral fez em São Paulo uma de suas melhores apresentações em sua passagem pelo Brasil fazendo a noite valer a pena para os que estavam presentes. Oferecendo ao publico um show de qualidade, a Tumba Productions mais uma vez fez um excelente trabalho trazendo grandes nomes do metal extremo à terras brasileiras.






As apresentações do Décimo Xtreme metal fest começou por volta das 16 h, conforme previsto. Apesar do cancelamento a poucos dias da banda THE ACCUSED, o evento seguiu os horários programados, apenas com leves alterações  que não chegaram a prejudicar o público.

Abrindo o festival , o Anarkhon foi a primeira banda a se apresentar.Apesar de eu não ter chego a tempo de ver a apresentação do grupo, segundo algumas das poucas pessoas que estavam presentes na casa durante a apresentação, o grupo trouxe um Gore/Splatter bem executado, com direito a um cover da banda DEICIDE.


Hammurabi

Apesar de perder o Anarkhon, estive presente para ver o Death metal mineiro do Hammurabi. A banda de belo horizonte vem se apresentando em vários eventos em São Paulo nos últimos anos, com certeza ganhando cada vez mais experiência e se tornando conhecida entre os paulistas. Um fator interessante a se observar, foi que mesmo sendo a segunda banda do evento, e o publico não chegar a 50 pessoas até o momento, a banda trouxe “background” com o logo do Hammurabi, e cenário caprichado com temática do ultimo álbum “Extinction Root.”. A banda recentemente passou por alterações em sua formação, com Daniel Lucas que alem de vocalista trocou o baixo pelas guitarras, deixando o posto para Wesley Ribeiro, que com certeza faz bonito na banda com uma performance de palco empolgante . Fechando o Trio de BH, Crisley Rodrigo é responsável pela bateria do Hammurabi.

Como ocorre com freqüência que o áudio das bandas de abertura não esteja em perfeitas condições, talvez isso as tenha prejudicado em alguns aspectos, porem o publico mesmo em pequeno numero no inicio do festival, não deixou de se empolgar com as apresentações dos representantes brasileiros.


Gama Bomb

O GAMA BOMB iniciou sua apresentação das bandas internacionais  sem muitos  rodeios. Com um publico não muito maior do que o de inicio, a banda mostrou não se importar com a quantidade de pessoas em seus shows, para deleite de alguns fãs assíduos, que interagiram e responderam aos comandos do “excêntrico” vocalista “Philly Byrne”, que arriscou até mesmo algumas frases em português, arrancando risos da platéia ao dizer “Eu não falo português”. A banda trouxe seu Thrash/heavy  com o set de 13 musicas compostas por faixas de variados álbuns da carreira do GAMA BOMB, como “Citzen Brain” (2008) e o recente “Tales From the Grave in Space” lançado este ano. Apresentaram sons como “Hammer Slammer”, “We Respect You”, “Zombi Brew” e “Mussolini Mosh”, “OCP” (baseada no filme Robocop), “Last Ninjas Unite”, “Bullet Belt” e se despediram do evento com a faixa  “Final Fight” , abrindo espaço para a atração principal do festival : Dark Funeral.

Os suecos do DARK FUNERAL, subiram  ao palco por volta das 19:00 hs .A intro  instrumental (que a precedia todas as faixas ao decorrer do show) trouxe ao carioca a atmosfera perfeita para iniciarem  sua apresentação , executando a  implacável “Stigmata “.O publico (que não chegou a lotar a casa), ovacionou o grupo , mostrando que os fãs presentes eram fieis, visto que grande parte acompanhava em coro as musicas executadas pela banda.


Dark Funeral
 O que se viu foi uma banda que sabe subir ao palco e impor respeito, ocupando todo o espaço físico disponível. Os integrantes movimentavam-se de uma ponta a outra, para sorte da platéia e fotógrafos, que puderam registrar os músicos de perto.

Na sequência a execução de “666 Voices Inside” “Enriched by Evil”, “Goddess Of Sodomy “e “The Arrival of Satan’s Empire”, com técnica indiscutívelmente sincronizada e presença admirável. A sexta musica da noite “Open The Gates”, levou o público ao delírio, cantando o refrão em uníssono. Durante a sétima musica “The Birth Of Vampiir” a guitarra de Lord Ahriman aparentou ter algum mínimo problema técnico  que não foi percebido sonoricamente, graças a dupla poderosa de guitarra e baixo de Chaq Mol e  Zornhey que não deixaram espaços para perceber-se qualquer falha ou perda técnica, tendo o problema com Arhiman imediatamente resolvido pela equipe do evento.


Chaq Mol

A noite prosseguiu ao som de “Atrum Regina”, “King Antichrist”, e “Vobiscum Satanas”. O vocalista Nachtgarm mostrou ocupar muito bem o posto de Frontman do Dark Funneral, se mantendo muito próximo da platéia e derrubando qualquer expectativa ruim a respeito de seu desempenho ocupando o lugar antes ocupado pó Emperor Magus Caligula. Um destaque especial para o recém chegado aos baixos  Zornhey, que a todo tempo vinha à frente da platéia, que respondia energicamente ao desempenho do Dark Funeral.

Ao final da musica “Shadows Over Transylvania”, o vocalista anunciou que a canção seguinte seria a ultima faixa da noite, e ao final de “Heart Of Ice” a banda deixou o palco, ficando o publico com a sensação de que algo ainda estaria por vir, entoando o hino típico do publico brasileiro “Ole olé ole olé, Dark Funeral…”.


Nachtgarm

Foi enquanto a banda se despedia do publico, que aconteceu algo que com certeza o Dark Funeral não merecia naquela noite: vindo da platéia uma lata de cerveja voou na direção do guitarrista Lord Ahriman acertando em cheio as costas do músico. Ahriman mostrou que com Dark Funeral não se brinca, de imediato voltou-se à platéia furioso, vindo até a grade. Os fãs de inicio pensaram  que o guitarrista estaria se “socializando” com eles, mas estava mais interessado em saber quem havia cometido o desrespeito de lhe atingir.



Adicionar legenda

A equipe de segurança e organização do evento entrou imediatamente em ação. O suposto vândalo saiu da casa arrastado por dois seguranças , o que aconteceu depois fica a cargo de nossa imaginação .É fato que bandas de vertentes diferentes estavam tocando juntas naquela noite, mas se existe algo que deve ser universal no Heavy metal, independente do subgênero  , é o respeito pelos músicos que estão no palco fazendo aquilo que gostam. Não curte o som da banda? Respeite-a. É o mínimo que elas esperam. Mesmo que nas apresentações nos outros estados foram seguidas de polemicas e certas atitudes revoltantes por parte do  Dark Funeral, em São Paulo, há não ser que algum carioca estivesse presente , não havia motivo algum para manifestações agressivas.



Terminado o incidente, alguns fãs que permaneceram no carioca por alguns minutos a mais, puderam cumprimentar e tirar fotos com os membros da banda. Deixando de lado os incidentes, a noite foi de extremo proveito para fãs tanto do Gamma Bomb quanto para os fãs de Dark Funeral, que já que o carioca não estava lotado, puderam presenciar uma espécie de “show vip”, de como se faz metal extremo com qualidade.

Ótimo Trabalho da Tumba Productions que a 10 anos vem realizando excelentes shows com grandes nomes do metal mundial.

Set-list Dark Funeral

1. Stigmata

2. 666 Voices Inside

3. Enriched by Evil

4. Goddess Of Sodomy

5. The Arrival of Satan's Empire

6. Open The Gates

7. The Birth Of Vampiir

8. Atrum Regina

9. King Antichrist

10. Vobiscum Satanas

11. Shadows Over Transylvania

12. Heart Of Ice

Encore

13. The Secrets OfThe Black Arts

14. Hail Murder

15. My Funeral

16. An Apprentice of Satan

Alguns instantes de suspense, e lá estava o Dark Funeral novamente, com força total na execução das musicas “The Secrets OfThe Black Arts” , e fechado a noite com as aclamadas “Hail Murder “ “My Funeral” e “An Apprentice of Satan”.






Fotos por : Mayara Puertas e Lokaos Rock Show

0 comentários: sobre 10°Xtreme Metal Fest : 10 de dezembro - Carioca Club

Postar um comentário para 10°Xtreme Metal Fest : 10 de dezembro - Carioca Club: