SEPULTURA - A MALDIÇÃO FOI LANÇADA!




 No inicio dos anos 80, ninguém imaginaria que quatro garotos de Belo Horizonte, magrelos e cabeludos viriam a se tornar a principal referencia se tratando do metal brasileiro. No principio da carreira com a formação composta por Paulo Jr. (bx), Jairo Guedez (g), Max (g) e Igor Cavalera (bt), o sepultura começou com os primeiros passos muito influenciados pelo death metal, bandas como Venom e os brasileiros e também mineiros do Overdose.
*Overdose nos anos 80 se mantinha como a principal referencia quando se tratando de heavy metal brazuca. Mas com o passar do tempo ,devido a inconstância dos álbuns, o som da banda já não era o suficiente para os fans.eles queriam mais, e lhes foi dado o SEPULTURA.
 Apesar de muito jovens (Igor com 15 anos e Max com 16), os garotos já chamavam a atenção de uma das poucas gravadoras brasileiras da época: a Cogumelo records, que hoje é um dos principais selos nacionais. O sepultura apesar de surgir no Brasil (onde se ouvia os álbuns lançados no exterior chegavam aqui mais ou menos três anos após o lançamento) mantinha uma linha sonora muito atual e em sintonia com o metal mundial. Foi então lançado o famoso split álbum BESTIAL DEVASTATION/SÉCULO XX (85),” juntamente com o Overdose, o famoso selo vermelho, que hoje chega a custar cerca de trezentos Euros na Europa.
Arrastando legiões de headbanger da cena mineira, o lançamento de seu primeiro álbum solo foi inevitável: MORBID VISIONS (86) foi lançado, e apesar da produção precária característica da época, iniciou o começo dos shows do sepultura pelo Brasil , sendo a primeira banda nacional a abrir um show de uma banda estrangeira, já começando pelo titânico Venom .

Mas com o sucesso também surgem as rixas e atritos entre bandas. Sarcófago e Sepultura se tornaram inimigos declarados (e talvez ...ou melhor com certeza a inimizade entre eles ), mas como próprios músicos que conviveram com a banda na época, assim que o sepultura foi lançado, eles não eram mais fans daquelas bandas de metal, e sim concorrentes.
Mas com o sucesso também surgem as rixas e atritos entre bandas. Sarcófago e Sepultura se tornaram inimigos declarados (e talvez ...ou melhor com certeza a inimizade entre eles ), mas como próprios músicos que conviveram com a banda na época, assim que o sepultura foi lançado, eles não eram mais fans daquelas bandas de metal, e sim concorrentes.
Mas a quem a grande maioria atribui ser a principal culpada pelas rixas entre sepultura e outras bandas foi com a chegada de Glória Cavalera, ex empresaria do sepultura e que viria a ser esposa de Max cavalera, que muitos chegam a dizer que foi responsável até mesmo pela sabotagem de shows de outras bandas. Uma grande marca ruim que o sepultura deixou no metal brasileiro, foi quando o sepultura deu a primeira entrevista internacional, que quando foram questionados se havia outras bandas de metal brasileiras, responderam um categórico NÃO, desperdiçando assim a primeira porta que se abria para o metal brasileiro no exterior.

conflitos a parte, não foi por isso que o sepultura atingiu o nível que tem hoje. desde o principio a banda sempre esteve um passo a frente de todas as bandas da época, e a qualidade musical da banda era notável.A banda tinha objetivos fixos, chegando ao ponto até mesmo de passar fome chegando a quase mendigar , mas continuaram na estrada sem medo do que estivesse por vir.Mas todas as dificuldades que as bandas passava, na época, serviram como fator determinante para definir quem faria historia no metal mundial.E o sepultura seguiu esse caminho.Com a entrada de Andréas Kisser na banda, e o lançamento do álbum SCHIZOPHRENIA(87) , o sepultura atingia o Brasil de ponta aponta até mesmo em lugares de difícil acesso como Manaus.O álbum causou impacto mundial, chegando até mesmo a ser pirateado por uma gravadora européia chegando a marca de 30.000 cópias...mas sem nenhum retorno para a banda que não recebeu nenhum direito autoral por isso. Conseguiram um sólido contrato de longos anos com a gravadora Holandesa Roadrunner, gravando aquele que veio a ser um dos discos mais respeitados da história do metal mundial. BENEATH THE REMAINS (89).
Partiram então em sua primeira tour mundial ao lado do SODOM, fazendo com que o nome do sepultura cada vez mais se consolidasse, e foi também um momento de conhecer vários ícones inspiradores para a banda como MOTÖRHEAD E METALLICA.
A banda grava também nessa época seu primeiro videoclipe 'Inner Self ', que tal qual 'Mass Hypnosis' e ‘Beneath the Remains’, tornou-se um clássico da banda. O Rock in Rio II trouxe o sepultura como um dos grandes destaques, e serviu como palco de lançamento do álbum ARISE (91), tendo seu lançamento primordialmente no Brasil.
Em são Paulo o show histórico e gratuito do sepultura, alcançou o incrível publico de 40 mil pessoas, resultando até mesmo na morte de um rapaz criando uma imagem ruim e preconceituosa sobre o sepultura, causando até mesmo certo temor nos brasileiros de freqüentar e marcar shows com a banda.
No exterior a turnê do sepultura não parava. Na Holanda a banda chegou a atrair cerca de 30.000 pessoas no festival “Dynamo Open Air’” e mais 100.000 pessoas em shows nos estádios da Indonésia conseguindo “fitas cacetes de ouro”(hehe na época era isso^^) pelas grandes vendas.Em fim , o ARISE foi o álbum que marcou o nome do sepultura na história do metal mundial.
“CHAOS A.D” é um álbum comumente citado por músicos respeitados do mundo todo como um grande marco do sepultura, Misturando elementos da musica brasileira que viriam a se tornar características marcante da banda.
O SEPULTURA foi a primeira banda de Metal da América Latina a se apresentar no famoso e tradicional festival “Monsters of Rock”, no Donington Park, Inglaterra. E também a primeira banda do Brasil a tocar na Rússia.Mas, talvez o álbum que mais deu o que falar foi o essencial ROOTS (96),que trazia a bagagem espiritual e musical adquirida pela banda em contato com a tribo indígena XAVANTES, tendo a musica 'Itsari' gravada em uma ladeia indígena e toda a produção do álbum (mesmo o resto do álbum gravado em Malibu)foi feita com instrumento “velhos” e o mais “cru” possível, para se obter o resultado desejado. Ainda foi lançado o disco duplo THE ROOTS OF SEPULTURA, no qual um dos discos conta boa parte da história musical da banda, e o segundo é o álbum ROOTS.
 Mais uma vez a figura de Glória se faz presente, criando atritos agora dentro da banda, que veio a causar a separação de Max cavaleira da banda, que deixou a banda dizendo que estava sendo injustiçado. Max seguiu carreira sendo hoje um dos maiores e mais respeitados vocalistas de metal,e conta com suas bandas Soufly e cavalera Conspiracy.Andréas kisser agora assumia os vocais , mas não se sentia a vontade neste posto.Estava na hora de encontrar um novo vocalista.
Em meio a muitos candidatos, Derrick Green chamou a atenção da banda desde o começo, não só pela voz, mas também pela aparência peculiar (pra não dizer assustadora uahuaha). Então em 1998 , já com Derrick nos vocais, a banda lança o álbum AGAINST, que contou com varias participações especiais no álbum. O primeiro show do AGAINST foi um grande evento beneficente em São Paulo chamado "O BARULHO CONTRA A FOME".

A turnê rodou o mundo todo e foi bem sucedida. O SEPULTURA tocou pela primeira vez com os gigantes do metal SLAYER, pondo fim ao mito sem fundamentos de que as bandas não se davam bem. E para a alegria dos fãs brazucas de longa data fizeram uma turnê nacional, após anos de espera. Na terceira edição do Rock in Rio, o sepultura apresentou o álbum NATION.
Dai pra frente o sepultura seguiu sua carreira com albuns e mais albuns, antes do lançamento do album DANTE XXI O baterista irmao de Max , Igor Cavalera deixa a banda dando lugar ao então desconhecido música (Jean Dolabella) assim a Banda muda sua cara mas não deixa de fazer ótimos albuns com turnes e mais turnes pelo mundo. o Ultimo petardo e 12 da carreira do sepultura chamado A-LEX inspirado na obra (laranja mecanica -1962) na primeira semana do lançamento vende 5.000 cópias no Brasil e 1.600 nos Estados Unidos .


O sepultura é umas das maiores Bandas do Mundo e tem grande importancia no cenário metal mudial e Brasileiro, espero que ainda possamos ver esses caras arregaçando por muito tempo ainda. Bons tempos sempre voltam e todos nos sempre com aquele sentimento de "caralho como seria foda se agente pudesse ver os caras reunidos novamente com sua formação classica "


VIDA LONGA AO SEPULTURA , VIDA LONGA AO METAL NACIONAL QUE NÃO DEVE NADA A GRINGO NENHUM. VIDA LONGA AOS QUE COMO EU ,SÃO FANS DESSA BANDA SIMPLESMENTE FODAAA!

texto de: " Ellenaurille "
Acréscimos finais: " Rafa " 


0 comentários: sobre SEPULTURA - A MALDIÇÃO FOI LANÇADA!

Postar um comentário para SEPULTURA - A MALDIÇÃO FOI LANÇADA!: